Moda e Imagem

Todo mundo sabe que moda e imagem andam juntas. A forma mais comum de conectá-las é pela fotografia: a moda não existe sem essas imagens estáticas. Porém, mais recentemente, a moda começou a flertar com a imagem em movimento, o vídeo. Para a coleção de Verão 2009 o duo holandês Viktor & Rolf até mesmo substitui o desfile por um vídeo. Mas geralmente os vídeos são veiculados a comerciais de perfume, como o famoso comercial do Chanel Nº5 com Nicole Kidman e Rodrigo Santoro, lembra?

Alguns dos mais badalados diretores de cinema já foram convidados a filmar campanhas para grandes marcas. Sofia Coppola, por exemplo, e seu comercial para Miss Dior Cherrie e David Lynch, com seu comercial para Gucci by Gucci (O vídeo abaixo está com a trilha sonora desativada, a música do comercial é “Heart of Glass” da banda Blondie).

Nos comerciais podemos observar todo o tipo de apelo estético, como no vídeo da fragrância “Flower by Kenzo”, onde podemos observar a modelo passeando por sobre um lago cheio de flores vermelhas. Em outro ad. da Kenzo (“Amour”) podemos quase sentir o cheiro da fragrância com o exótico passeio à Índia, ao qual nos leva o vídeo. E, claro, há também o apelo sexual, em vídeos com corpos esculturais, exemplo claramente ilustrado pela Calvin Klein, como não poderia deixar de ser.

Vídeos muito interessantes foram produzidos para Jean Paul Gaultier, na década de 90, como o “Jean Paul Gaultier Parfum Espirit”, que conta com a participação do próprio designer, em clima futurista e recheado de efeitos especiais.

Interessante também é  assistir como se comportam as modelos, por exemplo, Abbey Lee Kershaw no vídeo “Flora by Gucci”. É impressionante observar a sua expressão corporal. E grandes tops aparecem nos vídeos: contemporâneas, como Raquel Zimmermann e mesmo alguns ícones da Indústria, como Karmen Kass e Karen Elson.

Abaixo, colocamos todos os vídeos citados e mais alguns. É interessante, também, assistir ao Making Off dos vídeos. Alguns deles trazem material extra, como o “Gucci by Gucci”, onde é possível ver cenas que não foram ao ar.

Viktor & Rolf Primavera verão 2009

Miss Dior Cherrie

Gucci by Gucci

Flower by Kenzo

Kenzo Amour

Calvin Klein Man

Jean Paul Gaultier Parfum Espirit

Jean Paul Gaultier Classique

Flora by Gucci

Le Male Jean paul Gaultier

Classique Jean Paul Gautier

J’Adore Dior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: